Conhecer os principais sistemas e componentes do veículo é essencial para garantir a sua conservação. Esse entendimento possibilita ao motorista adotar práticas que prolongam a vida útil do automóvel. Pensando nisso, listamos algumas curiosidades sobre o freio motor, uma importante peça no sistema.

1- O freio motor pode ser um aliado ao consumo de combustível

Muitas pessoas não acreditam nessa afirmação, já que quando o recurso é utilizado, o motor trabalha em rotações mais altas. Portanto, alguns acreditam que o consumo de combustível aumenta. Mas, não é verdade.

Ao acionar o freio motor, o pedal do acelerador é praticamente esquecido e é justamente isso que contribui para a economia de combustível. Isso acontece, porque mesmo com o giro mais alto, o motor não é alimentado, já que a injeção só acontece quando se pisa no acelerador.

2- O freio motor pode reduzir o desgaste do sistema de freio convencional

Em longos trechos de declive ou em descidas mais íngremes, a utilização do freio motor reduz a carga de trabalho aplicada sobre o sistema comum. Afinal, o controle da rotação do motor faz o veículo reduzir a velocidade gradativamente, evitando que o condutor tenha que acionar o pedal de freio a todo momento. Desse modo, o desgaste das pastilhas e das lonas de freio, assim como o de pneus, é bem reduzido.

3- O uso desse sistema não prejudica nenhum outro componente

A utilização do freio a motor não prejudica a embreagem, o motor ou até mesmo qualquer outro componente do veículo. Por isso mesmo, tanto os carros leves quanto os caminhões são projetados para utilizar o freio motor.

O freio motor ainda pode ser visto como um sistema auxiliar de segurança e controle do veículo. Isso porque, em trechos de descida longos ou acentuados, o freio comum sofre mais estresse em razão do superaquecimento do sistema.

4- O uso correto é essencial

Para que ele não prejudique nenhum outro componente do motor, é necessário saber utilizá-lo. Na hora de fazer a redução das marchas, é recomendável respeitar a rotação do motor e a velocidade de deslocamento do automóvel.

Reduzir as marchas incorretamente, de maneira brusca, pode fazer com que o giro suba exageradamente. Essa atitude, pode causar em um descompasso com o movimento das engrenagens da transmissão, fazendo com que elas sejam danificadas.

5- O freio motor serve como um sistema auxiliar

Ter a consciência de que o freio motor funciona como um sistema complementar que ajuda a manter a segurança e dirigibilidade do veículo é um ponto crucial para saber como ele deve ser utilizado. Isso porque, não são em todas ocasiões que ele deve ser acionado. Na verdade, ele foi desenvolvido para ser usado em descidas, ou seja, em situações que são necessárias segurar o veículo para não acelerar de maneira perigosa.

Embora o freio motor seja um sistema de funcionamento bem simples, é necessário utilizá-lo de maneira eficiente. Para isso, é importante ter conhecimento técnico básico e saber quais são as boas práticas de uso.

Link de acompanhamento: https://www.dpk.com.br/voce-precisa-saber-sobre-freio-motor/trackback/

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *