Entender as diferentes características entre os tipos de pneus utilizados pela moto do seu cliente é tão importante quanto saber dirigi-la.

Mas fique tranquilo, você não vai precisar fazer mais nenhuma prova para entender de uma vez por todas a diferença entre os tipos TT e TL.

Sem sobre dúvidas esse é um dos pontos mais importantes na hora de escolher o pneu, já que quando falamos dessas duas siglas nos referimos se os pneus devem ser usados ou não com câmaras de ar.

Todos os pneus, sem exceção, passam pelos mesmos processos de medição, índice e velocidade, o que os difere é o seu interior.

Pneu Tubeless (TL)

Por exemplo, possuem borracha interna que veda o ar, o que significa que precisam de válvulas diferentes para serem inseridos em aros específicos.

Esse é o modelo com mais alta tecnologia, possui uma estrutura reforçada com cordões de aço entrelaçados no sentido do raio, ou seja, são radiais. Uma das características marcantes são suas laterais lisas, vedação mais forte e melhor aderência a roda.

Esses pneus são para uso com ou sem câmara de ar. O que realmente defini a utilização da câmara, é o modelo da moto.

Pneu Tube Type (TT)

São de uma tecnologia menos recente e devem ser utilizados sempre com câmara de ar. Por isso, nunca monte o seu sem ela.

O mais comum é que esse tipo de pneu seja utilizado em motos com rodas raiadas, que são raios de arame que estão ligados aos seus cubos por um fio de raio, isso porque o pneu não terá vedação suficiente do ar para inflar e permanecer nesse estado.

Mas não se engane, alguns modelos de moto possuem os famosos “raios” na parte externa e por isso podem usar os tipos TL.

E agora, tá na ponta da língua diferença entre um e outro? Conta pra gente nos comentários!

 

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