Nenhum carro pega fogo sozinho! A não realização de manutenção preventiva contribui pra isso. Veja o porquê!

Carros pegando fogo “a toa” é coisa de filme. Para de fato, acontecer isso, é necessário que o veículo passe muito tempo com a manutenção completamente negligenciada. Isso porque, aos poucos, diversos fatores, em conjunto, podem causar esse tipo de acidente. Por isso, com a manutenção preventiva e regular é muito difícil que isto ocorra.

O que verificar?

As mangueiras do sistema de alimentação, por exemplo, podem ressecar com o tempo e se tornarem quebradiças. Com isso, o combustível vaza e pode causar um incêndio. Esse tipo de problema é bem comum em carros mais antigos, por isso, é importante ficar atento a este componente em veículos com mais de 15 anos.

Panes elétricas também são responsáveis por causar acidentes com fogo. Por isso, é fundamental verificar os chicotes elétricos que saem do alternador, a caixa de relés, a caixa de fusível e a bateria.

É muito importante não deixar os fios descascados e com conexões aparentes. Até mesmo instalações elétricas que não tenham relação com o sistema de combustível, como aparelhagem de som, podem causar problemas caso sejam mal feitas. Tirando isso, procure por sinais de derretimento no alternador e se possível, teste a potência da peça para evitar a sobrecarga.

Em relação ao tanque do carro, é necessário verificar a tubulação e procurar por sinais de ressecamento, alteração da cor e rachaduras. Informe seu cliente que a gasolina adulterada é a grande vilã da tubulação e de todos os componentes que trabalham diretamente com o combustível. Isso porque, ela leva compostos químicos que dissolvem plástico e borracha.

Devido a essa grande importância, investigue qualquer cheiro de combustível. Analise também, as conexões com o filtro de gasolina, o reservatório da partida frio e a tampa do conjunto da bomba de combustível.

Por fim, aconselhe seu cliente a não fazer nenhuma adaptação no sistema de alimentação. Kits de vapor de combustível que prometem economizar gasolina, não são recomendados. Normalmente, esses componentes são caseiros e não contam com nenhum tipo de pesquisa que prove o seu funcionamento.

Em caso de incêndio, o que fazer?

Se caso o seu carro estiver pegando fogo, estacione o veículo o mais rápido possível e dê preferência a locais longe de outros carros. Desligue o motor para evitar panes elétricas que podem contribuir para o aumento do fogo.

Em seguida, procure pelo extintor, libere o capô (caso o fogo venha do motor) e saia do automóvel. Cuidado! Abra apenas uma fresta do capô, já que o fogo em contato com o oxigênio pode aumentar.

Procure o foco do incêndio e direcione o jato de água diretamente nele. Depois que o fogo já estiver apagado, abra completamente o capô e resfrie o motor. Por último, desligue os polos da bateria e chame os bombeiros.

Link de acompanhamento: https://www.dpk.com.br/o-que-faz-um-carro-pegar-fogo/trackback/

18 Comentário(s):

  • Diego
    março 19, 2019

    ontem tive um problema com mei carro, principio de incêndio no motor, acredito q deve ter sido dois fatores, anel de vedação dos bicos ressecados fizeram vazar combustível, e provavelmente estava pulando centelha dos cabos, pois a uns dois dias senti o carro fraco e vibrando mais do q o normal. consegui apagar o fogo, e tive q fazer a troca dos 4 bicos pq derreteram, os cabos de vela, a flauta, o chicote dos bicos e fixadores de cabos no motor.

    Responder
    • Natalia Magaldi
      março 21, 2019

      Olá Diego! Obrigada por sua contribuição em nosso post! Continue nos acompanhando e compartilhando mais informações com a gente! 🙂

      Responder
  • Luiz Souza
    março 29, 2019

    O carro de meu amigo motorista por aplicativo pegou fogo ontem no aeroporto de Guarulhos. O carro morreu, ele localizou um fusível queimado e trocou, logo após dar a partida sentiu cheiro de queimado no banco logo atrás dele. O fogo se espalhou muito rápido,não houve o que fazer.

    Responder
    • Natalia Magaldi
      abril 02, 2019

      Caramba Luiz! Por isso é tão importante fazer a revisão de segurança no veículo, sempre que possível, para evitar que problemas como esse ocorram!

      Responder
  • Ana lucia
    maio 10, 2019

    Meu carro pegou fogo desligado na garagem! Nunca vi isto.e ainda deu sinal de que estivesse ligando.

    Responder
    • Diogo
      julho 31, 2020

      O meu acabou de acontecer a mesma coisa

      Responder
    • Renato
      setembro 20, 2020

      Boa noite colega estava vendo alguns comentários e o seu comentário né chamou atenção hoje por volta das 18:00 dia 20/09/2020 eu corri para casa meu filho me ligou desses perado pq o carro está dando partir sozinho sem mesmo ligar o contato e sem chave ele me chamou pelo ZAP na chamada de vídeo ele não sabia oq fazer trabalho próximo de casa corri pra desligar a bateria cheguei lá estava tirando tudo se demoro mais algum tempo tinha pegado fogo dentro da garagem até agora não sei oq aconteceu na minha casa está todos assuntos até agora

      Responder
  • Beatriz
    maio 23, 2019

    Meu carro pegou fogo parado. Fumaça preta vindo do motor. Consegui conter com o extintor, mais ainda não sei o foco do incêndio.

    Responder
  • Bruno
    julho 23, 2019

    Boa tarde, existe algum laudo que possamos fazer pra ver como pegou fogo no carro ? porque recentemente fiz a retifica completa do cabecote e tres semanas depois pegou fogo quando o carro parou sozinho na estrada. Um dos rapazes que me ajudou relatou o mesmo caso devido a mangueira não estar firme.

    Responder
  • Suzi
    agosto 10, 2019

    Impossível apagar fogo de carro sem extintor.. Só para lembrar: os carros novos NÃO VÊM com extintor de incêndio. INFELIZMENTE. Aconteceu com o carro do meu pai com apenas um ano de uso. Simplesmente não deu pra fazer nada. Só observar. Se tivesse extintor o foco seria controlado com certeza. Sacanagem…

    Responder
  • Daniel
    agosto 24, 2019

    A matéria dessa publicação diz que “nenhum carro pega fogo sozinho”…

    Mas acima tem pelo menos dois relatos de carro parado, desligado e que pegaram fogo, como isso é possível ??

    Também já testemunhei situação idêntica, comprovado por câmeras de vigilância, que, uma hora após o veículo parado na garagem, desligado o motor, o carro pegou fogo a partir do compartimento do motor…

    como isso poderia ocorrer ????

    Responder
    • Fabio
      janeiro 11, 2020

      Raparos elétricos mau feitos, instalações de som ou acessórios por pessoas sem qualificação. O barato sai caro.

      Responder
    • ronaldo
      abril 15, 2020

      Amigo, uma pane na ventuínha do radiadorpode travar ela ligada, isso ocasiona o superaquecimento da fiação e consequentemente o incêndio, pode ser uma das causas após a parada do carro.

      Responder
  • Juliano
    janeiro 02, 2020

    Em carros novos o ideal, é mesmo com seguro comprar um extintor.. imaginou alguém preso no veículo devido a um acidente e um incêndio se inicia…

    Responder
  • Marco
    março 14, 2020

    Infelizmente passei por isso ontem graças a algum governo que nem lembro que foi comprei um carro sem extintor e graças minha falta de atenção não comprei um pra colocar mas sai com vida mas acho que meu carro nunca mais presta triste

    Responder
    • NILSON LOPES DA CRUZ
      novembro 12, 2020

      Fique a dica prestem atenção nas mangueiras de direçao

      Responder
  • NILSON LOPES DA CRUZ
    novembro 12, 2020

    Entao a maioria destes acidentes são com certeza. Mangueira de óleo da direção hidráulica. .este óleo e altamente. Inflamável. .e pior estas mangueiras estouram fácil pois e muita pressão. .vasou e pingou no motor quente e pronto i incêndio acontece. .por isso eu reforcei bem as mangueiras a onde passa o oleosa direção…depois dever vários casos relacionados

    Responder
    • NILSON LOPES DA CRUZ
      novembro 12, 2020

      Fique a dica prestem atenção nas mangueiras de direçao

      Responder

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *