O Treadwear é um número na lateral do pneu que indica a velocidade com que ele se desgasta. Saiba mais e veja como escolher um produto a partir deste índice.

Apesar do nome complicado, o TREADWEAR é mais simples do que parece. Nada mais é do que uma avaliação comparativa baseada na taxa com que esse pneu perde borracha. Isso é testado sob condições controladas e um circuito especificado pelo governo americano.

Ele é indicado normalmente em pneus que possam ser exportados pelos Estados Unidos. Pode variar de 60 a 620, tendo 100 como valor de referência. Quanto menor o número, mais rápido ele se desgastará. Por exemplo: um pneu com nota 200, tem um desgaste duas vezes menor do que um modelo com nota 100.

Na hora da compra, deve ser considerado o objetivo do motorista para aquele veículo. Pneus com treadwear mais alto, privilegia a durabilidade, portanto, costumam equipar carros populares. Por outro lado, pneus para veículos esportivos, privilegiam outras coisas, portanto, possuem o treadwear mais baixo. O consumidor deve escolher: um pneu que dure mais ou que tenha maior aderência.

No entanto, muitos fabricantes afirmam que este número não corresponde com a realidade, pois, o desempenho dos pneus é relativo. Hábitos de direção do motorista, uso comercial ou particular, condições do lugar onde o veículo roda são alguns dos fatores que podem influenciar muito mais do que o treadwear.

A Semperit, marca nacional de pneus Continental, cita que apesar de ser uma ferramenta importante para o consumidor, os resultados de treadwear são obtidos usando as condições de um teste controlado. Fatores como torque do motor, peso do veículo e tipo de transmissão podem influenciar muito mais!

Acesse o KDaPeça, consulte a aplicação, descrição e imagem dos pneus Semperit e compre agora!

Veja também: Etiquetas de desempenho de pneus – saiba o que é isso!

Link de acompanhamento: https://www.dpk.com.br/o-que-e-treadwear-de-um-pneu/trackback/

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *