O pneu dura pouco, o veículo raspa nas lombadas e as rodas vibram? É hora de trocar as molas da suspensão!

Se você identificou todas essas características no veículo do seu cliente, pode ter certeza que as molas da suspensão precisam ser checadas. Assim, você garante um automóvel mais alto e danos prematuros de itens da suspensão. Além disso, corrige o ângulo da cambagem de forma definitiva e fácil.

Atenção as molas quando:

  • Coxins e batentes do amortecedor se danificam prematuramente;
  • Veículos raspando com facilidade em lombadas ou batendo a frente no solo ao passar por elas;
  • Veículo excessivamente macio;
  • Veículo batendo facilmente a suspensão ao passar por um desnível;
  • Vibrações excessivas ao passar em ruas esburacadas;
  • Instabilidade;
  • Veículo pulando;
  • Desgaste prematuro dos amortecedores e pneus.
Quando trocar?

A troca preventiva dos amortecedores acontece perto dos 40 mil quilômetros. Já as molas podem ser trocadas a cada 80 mil. Portanto, a cada duas trocas de amortecedores é necessário uma troca de molas preventiva. Porém, isso não é regra! Fique atento a alguns indícios como:

  • Marcas de elo da mola se batendo;
  • Pontos de ferrugem;
  • Pintura descascada;
  • Veículo muito baixo (perto do solo);
  • Batidas de suspensão ao passar em lombadas, buracos ou valetas.

É importante se manter atento a essas características, pois, nem sempre a quilometragem “entrega” o estado das molas. Isso porque, essa peça é exigida o tempo todo. Seja com o veículo parado ou andado, elas estão trabalhando. Além de que, a ferrugem adora um metal parado!

O ponto de ferrugem é um dos sintomas mais alarmantes, pois, ele indica de forma clara, um possível dano a mola. Isso enfraquece o material e provoca sua ruptura de forma brutal.

Agora que você já conhece todos os indícios para troca das molas de suspensão, mantenha seu cliente informado!

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1 Comentário(s):

  • Walter Carneiro
    junho 01, 2019

    Sou proprietário de um excelente Corsa Sedã 1.4, 2007 PREMIUM, hoje com 120.000Km, que nunca dormiu numa oficina por culpa dele. Quando passo numa lombada percebo que o carro não balança mais do que uma única vez e isso me garante que os amortecedores estão ainda em bom estado. A última vez que troquei os pneus, em 11/2017, o funcionário esperto me disse que os amortecedores estavam vencidos, e com vazamentos, e que se eu não os trocasse perderia a garantia dos pneus. Eu me fingi de bobo e surdo, claro. Todavia, por segurança, pretendo trocar todas as molas quando for substituir todos os amortecedores em 2020. Achar profissionais honestos nesse Brasil da Propinagem Oficial é muito difícil mesmo.

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