Saiba quais são os sinais de desgaste da mola de suspensão e qual a importância da manutenção dessa peça!

O conjunto de suspensão realiza um papel fundamental para o correto funcionamento de um veículo. A mola de suspensão é um desses componentes. Ela é responsável por garantir a sustentação do peso e manter a altura correta do automóvel. Assim como, absorver os impactos e oscilações do solo.

Um veículo quando trafega por uma estrada irregular não pode perder sua estabilidade ao passar por um buraco, por exemplo. E é neste momento que a mola auxilia na absorção dessa irregularidade, evitando a perda de dirigibilidade.

Veja agora quais são os sinais de desgaste nas molas da suspensão!

Oscilações exageradas em curvas

Se o veículo costuma tocar no solo com facilidade ou tem batidas fortes na suspensão ao passar por lombadas e buracos, é hora de verificar a mola de suspensão!

Balanço em frenagens e acelerações

Quando você está andando com o veículo em uma velocidade considerável e precisa frear bruscamente, o carro tende a ter uma trajetória retilínea – mesmo que o motorista não movimente a direção. No entanto, quando a mola de suspensão está desgastada, o automóvel pode sair dessa reta. Esse é mais um sinal de que o componente precisa ser revisado.

Perda da estabilidade

Estabilidade é o que a mola proporciona durante todo deslocamento de um veículo, independente se é em uma situação de frenagem, aceleração ou pista irregular. Por isso, se a direção fica instável em uma dessas situações, a mola de suspensão pode estar arreada.

Na hora da manutenção desse componente, cheque também os amortecedores, buchas e batentes. Todos eles fazem parte do sistema de suspensão e direção e também impactam no desempenho do automóvel.

Molas de suspensão das melhores marcas do mercado, você encontra no KDaPeça!

Veja também: Veja quais são as principais falhas da bomba de combustível!

Link de acompanhamento: https://www.dpk.com.br/mola-de-suspensao-arreada/trackback/

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *