Você sabe qual a importância da mangueira de filtro de ar? Leia essa matéria e saiba tudo sobre essa peça!

A mangueira de filtro de ar é o elemento responsável por conduzir o ar após sua passagem pelo filtro, ou seja, a borboleta de entrada do motor. Ela tem como função, deslocar o ar devidamente filtrado para dentro do propulsor do veículo.

A peça pode ser considerada um elemento de condução de grande importância. Isso porque, junto com o filtro de ar, garante que a poeira seja filtrada e não danifique as partes internas do motor.

Outro ponto de destaque é que a mangueira de filtro de ar evita que o interior do propulsor tenha contato com agentes externos. Se caso vier a ter contato com o óleo, por exemplo, pode gerar desgastes internos no motor. Isso acarreta danos e altos prejuízos para o proprietário do veículo.

Quais são os tipos de mangueira de ar?

Existem dois tipos de mangueira de ar: uma direcionada a linha leve e a outra para pesada. Em ambos os casos, a construção da peça é a mesma – assim como sua função. O muda entre uma e outra é a sua aplicação e dimensões.

Isso porque, os veículos da linha pesada alcançam temperaturas diferentes da linha leve. Por isso, nesses automóveis, o material deve ser mais resistente ao calor.

Como saber se ela é de qualidade?

Existem alguns pontos que é possível verificar a qualidade da mangueira de filtro de ar. Primeiro, avalie a borracha que é utilizada na fabricação da peça. Ela deve ser fabricada junto com outros componentes químicos que possam:

  • suportar altas temperaturas
  • ser feita com composto de qualidade
  • ter durabilidade garantida
  • ser de marca de confiança
Quando trocar?

A necessidade de substituição somente é percebida quando há uma manutenção preventiva no filtro de ar. Por isso, essas revisões são tão importantes! Já que o rompimento da peça não é acusado no veículo. Uma mangueira danificada apenas será percebida quando for realizada uma avaliação no compartimento do motor.

Com o rompimento dela, os agentes externos danificam o dispositivo a ponto de fundir o motor! Esse risco também pode existir se for utilizada uma peça paralela ou de baixa qualidade.

Essa foi uma dica da Fras-le, fabricante de peças automotivas! Acesse o KDaPeça e veja o portfólio da marca!

Agora que você já sabe tudo sobre a mangueira de filtro de ar, confira as diferenças entre o carburador e injeção eletrônica!

Link de acompanhamento: https://www.dpk.com.br/mangueira-de-filtro-de-ar/trackback/

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *