Saiba como verificar se a junta do cabeçote está queimada e como substituir este componente!
A junta do cabeçote é responsável por unir o cabeçote com o bloco do motor de uma maneira que esta união seja plenamente vedada. Desse modo, permite a compressão da mistura (ar/combustível) nos cilindros presentes no bloco. Assim, protege também ambas partes metálicas do desgaste e do empenamento.
Sendo que as juntas podem ser constituídas por metal elastômero, metal, material soft e metal multi-camadas, além da junta líquida.
Queima da Junta
A queima da junta ocorre devido a alta temperatura de trabalho e muitas vezes é decorrente do sobreaquecimento do motor. Os sintomas deste problema são:
- Diminuição da água do radiador
- Velas de ignição úmidas
- Falhas no motor
- Fumaça excessiva no escape (fluído de arrefecimento)
Para detectar se realmente a junta está queimada, basta utilizar um testador de vazamento de combustão. Este aparelho detecta a presença de fluído de arrefecimento nos gases de escape.
Depois de detectado, há três soluções para o problema: a retífica do cabeçote, retífica do bloco ou a troca da junta. Caso identificar que a terceira é a melhor opção, veja abaixo um passo a passo.
Passo a passo para a troca da junta
- Troque os parafusos por novos e realize a lubrificação deles;
- Limpe a superfície do bloco do motor com o auxílio de uma espátula. Atenção para não alterar a rugosidade do bloco e garantir a vedação correta;
- Retire as impurezas do bloco do motor com uso de ar comprimido;
- Verifique o serviço da retífica (planicidade e rugosidade);
- Verifique a montagem da junta do cabeçote para garantir o alinhamento das furações;
- Aperte os parafusos com o torque especificado pelo fabricante (torque medido e angular)
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Confira também qual a função do sensor de detonação e saiba como ele influencia no sistema!
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Edmundo machado
Onde compra esse testador?
José Cláudio
O meu carro está passando água do radiador em dois em dois pode ser ajuntar queimada
José Cláudio
Baixando água no radiador pode ser ajuntar