O coxim do amortecedor é fundamental para o funcionamento correto do automóvel. Saiba o porquê!

O coxim do amortecedor também é conhecido como “suporte do amortecedor”. Se ele for montado de maneira incorreta, pode afetar diretamente a geometria do veículo, ocasionando problemas e barulho durante o uso.

Essa peça é de metal e revestida em borracha. Sua função é dar suporte ao amortecedor no monobloco do carro, garantindo mais conforto e estabilidade para o motorista. Isso porque, ele proporciona a absorção de ruídos, choques e vibrações. É dele a responsabilidade de absorver os impactos do sistema de suspensão e resistir as forças rotacionais do movimento do volante e o peso durante curvas, frenagens e arrancadas.

Quando trocar?

Perceber que o coxim do amortecedor está com defeito não é tarefa fácil. Isso porque, seus sinais não são gritantes e evidentes. No entanto, com atenção e identificação de padrões de repetição, você poderá perceber!

Os principais sintomas são ruídos vindo da parte dianteira do automóvel, sensação incômoda e instável na direção e até mesmo deterioração dos pneus. Essas falhas tornam a direção mais desconfortável e podem ser um risco a segurança no trânsito.

Barulhos fortes, principalmente ao passar por estradas irregulares, são outros indícios de que pode haver algo fora do padrão. Depois de muito tempo rodando com as mesmas peças, o coxim pode desgastar e provocar ruído na suspensão.

O ideal é que a cada 10.000 km uma revisão seja feita para checar o estado e a necessidade de troca dos coxins.

Como conservar a peça?

A maneira que o motorista dirige também tem grande influência sobre o funcionamento e a vida útil dos componentes do veículo. Sendo assim, é indicado adotar alguns hábitos, como:

  • Evitar passar em alta velocidade e de maneira brusca por lombadas e/ou valetas. O tranco do carro pode gerar sérios prejuízos para o sistema de suspensão do carro
  • Verificar o estado do coxim do amortecedor a cada 10.000 km rodados
  • Evitar arrancadas ou frenagens muito abruptas
  • Evitar fazer algum tipo de alteração na suspensão (principalmente na altura do veículo)

Como vimos, o coxim do amortecedor é de extrema importância para o veículo. No KDaPeça, você encontra peças das melhores marcas e garante a segurança e conforto do seu cliente!

Saiba também como é fabricado o radiador!

Link de acompanhamento: https://www.dpk.com.br/importancia-coxim-do-amortecedor/trackback/

1 Comentário(s):

  • Francisco Félix
    abril 14, 2021

    Legal aprendi hoje sobre os coxin ñ sabia que existia essa peça

    Responder

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *