Veja quais são as causas da fumaça no escapamento e o que ela quer dizer!

A fumaça de escapamento incomoda não só o dono do veículo como todas as outras pessoas no trânsito. As vezes ela vem com muita intensidade ou com cheiro forte, por exemplo.

Há diferentes tipos de fumaça no escapamento e as causas para que ela ocorra também são distintas. Veja quais são os motivos que podem originar o problema.

Fumaça Branca

Se estiver frio e você perceber um vapor branco não se preocupe! Deve ser a formação de vapores devido ao ar condensado. Se as temperaturas não estiverem baixas, é sinal de problema!

Se surgir quando o motor estiver aquecido pode indicar que há líquido no radiador. Isso ocorre quando a água que passa pela junta do cabeçote com defeito atinge a câmara de combustão. Desse modo, acaba saindo pelo escapamento em força de fumaça.

Se esse for o problema com carro, é possível que ocorra uma falha no motor. Isso porque as velas podem ser contaminadas ou o ar combustível pode se misturar.

Esse problema deve ser resolvido o quanto antes. Isso porque se a câmara de combustão for afetada e ficar cheia de líquido poderá resultar em graves danos ao motor.

Além disso, a fumaça branca também pode estar relacionada aos freios. Esse caso não é tão comum, mas quando ocorre, é ligada a queima de fluido de freio pelo motor. Se isso acontece é proveniente de danos no cilindro mestre. É ali que o fluido pode vazar e parar no servo freio, sendo absorvido e queimado pelo motor.

Fumaça Preta

Se uma fumaça preta está saindo, tenha certeza: você está gastando mais combustível. Isso ocorre porque a chamada mistura rica ou excesso de combustível acaba sendo queimado com o aquecimento do escape. Provavelmente, a fumaça vem acompanhada com um cheiro forte. Para resolver o problema, faça a revisão do carburador ou do sistema de injeção eletrônica.

Fumaça Azulada

Se há um tipo de fumaça no escapamento que merece a sua máxima atenção, é essa! Normalmente, a causa é a queima de óleo lubrificante. Isso significa que o nível de lubrificação do motor está diminuindo rapidamente, podendo fundir!

Isso acontece quando há desgaste dos anéis, quando as turbinas estão com problemas, se a ventilação do motor estiver obstruída ou se os retentores de válvulas estiverem desgastados.

Nesse caso, o problema deve ser reparado o quanto antes! Mas, se for identificado o aumento no consumo de óleo, já é um sinal!

Veja também: Escapamento – como fazer a manutenção?

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