As etiquetas de desempenho de pneus são obrigatórias. Mas, você sabe quais são as informações que estão nelas?

Você deve se lembrar dessas etiquetas coladas em eletrodomésticos, ar condicionados e até mesmo em carros. Mas, as etiquetas de desempenho também estão presentes em alguns modelos de pneus, como:

  • Pneus da linha passeio = são aqueles de construção radial que equipam a maioria dos veículos, exceto carros mais antigos como Fusca ou Brasília, que ainda mantém os pneus originais.
  • Pneus da linha pesada = aqueles que são utilizados em caminhões e ônibus que fazem serviços regionais, rodoviários, urbanos e mistos.

Mas, antes de conferirmos quais são as informações presentes nas etiquetas, você se lembra daquelas que estão diretamente na borracha do pneu?

Na lateral dele, há uma informação com vários números e letras. Vamos exemplificar… Temos um pneu com 185/70R14 88H. O primeiro número 185, indica a largura da banda de rodagem. O 70 significa a altura da seção do pneu – que nesse caso é 70% da medida da largura nominal do pneu.

Em seguida, vem a letra R, que é do tipo de construção, que neste exemplo que demos é a radial. Depois vem o número 14, que indica o aro ou a roda em polegadas.

O 88 é o índice de carga que o pneu suporta. O H indica a velocidade máxima.Veja o que cada número e letra quer dizer:

etiquetas pneus

No mercado você pode encontrar pneus com a mesma medida, mas com índice de carga e velocidade inferior. Nesse caso, não aplique em seu veículo já que pode ocasionar perda significativa de desempenho, desgaste prematura e formação de bolhas.

Agora que você já conhece todas as informações presentes nos pneus, se atente aquelas presentes nas etiquetas. Elas contemplam basicamente três informações que são: resistência ao rolamento, aderência em pista molhada e ruído.

Resistência ao rolamento

Antes de mostrar como você pode identificar o nível da resistência ao rolamento do pneu, você sabe o que quer dizer esse indicador? Basicamente, indica a força que se opõe a rotação do pneu. Portanto, é a força que é na direção oposta que faz com que o pneu fique menos eficiente.

Esse indicador é muito influenciado pelo desenho do pneu e pelo composto da banda de rodagem (região do pneu que toca o solo). Portanto, quanto menor for a resistência ao rolamento, menor será o consumo de combustível.

Na etiqueta, você consegue identificar esse espaço que é o primeiro do lado esquerdo. Ali há um critério de graduação que vai da letra A até G, no qual a letra A indica o nível máximo de resistência e G o nível mínimo. Na seta mais escura presente ao lado do nível de graduação, está uma letra que indica o nível da performance daquele pneu.

Fique atento! Quanto mais próximo da letra A, melhor o desempenho do pneu.

Aderência ao piso molhado

A segunda informação presente na etiqueta está ao lado direito e indica a aderência ao piso molhado. Aqui, assim como no critério anterior, a letra A indica o melhor desempenho e o G o menos eficiente.

Este critério descreve basicamente a capacidade de aderência de um pneu em uma superfície molhada. Um bom desempenho faz com que as distâncias de frenagem sejam mais curtas. Além disso, garante melhor dirigibilidade em retas e maior estabilidade nas curvas.

Ruído externo

O último indicador presente na etiqueta é o de ruído externo. Ele indica o som emitido externamente pelos pneus durante o deslocamento do veículo. O nível sonoro gerado é medido em decibéis. Uma onda preenchida representa o pneu mais silencioso e três ondas representam mais ruídos.

Agora que você já conhece todas as características para reconhecer um pneu com bom desempenho, acesse o KDaPeça, veja as aplicações dos produtos e compre um produto que proporcione conforto e segurança aos seus clientes!

Veja também: Fumaça de escapamento – qual o significado?

Link de acompanhamento: https://www.dpk.com.br/etiquetas-de-desempenho-de-pneus/trackback/

2 Comentário(s):

  • Edivan
    julho 24, 2019

    Parabéns pela matéria, DPK e Dpaschoal disseminam o conhecimento técnico. No quarto parágrafo, segunda linha do texto, quando cita a medida do pneu ‘185’, ficaria mais interessante se dissesse também a unidade de medida.

    Responder
    • Natalia Magaldi
      julho 26, 2019

      Olá! Obrigada pela sugestão Edivan! Vamos procurar essa informação para que possamos ter dados ainda mais completos 🙂

      Responder

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *