Muitas vezes, o escapamento é deixado de lado na hora da revisão. Mas, ele deve ser checado nas manutenções. Veja como!

A função do escapamento é eliminar os gases que são gerados pela queima da mistura ar-combustível de dentro dos cilindros. Esse sistema transporta o ar devidamente filtrado para fora do veículo. Esse processo evita que ele passe para o interior da cabine do carro, intoxicando seu condutor e os demais passageiros.

Manutenção preventiva da peça

Atualmente, três anos é considerado um bom tempo de uso para o escapamento. Isso porque, combustíveis de má qualidade diminuem a vida útil dessa peça. Por isso, o indicado é que o escapamento seja revisado por completo a cada três ou quatro meses ou a cada 20 mil quilômetros rodados.

O sistema apresenta algumas peças básicas, como o coletor de escape, tubulação, silenciador, catalisador e o abafador. Se alguma dessas peças for lesada, pode comprometer o bom funcionamento de todo o escape dos gases, gerar ruídos e até mesmo fazer com que o desempenho do veículo piore. Além disso, terá mais gasto de combustível, com um rendimento mais baixo.

Se houver batidas ou avarias nos tubos de escape, por exemplo, parte dos gases vai fugir sem passar pelo processamento de filtragem correto. Se houver estragos no silenciador ou abafador, poderão ocorrer barulhos fortes.

Veículos que circulam pouco ou em trajetos pequenos também tendem a ter a vida útil mais curta. Isso porque, não tem tempo suficiente para que o sistema atinja a temperatura quente ideal para combustão. Assim, há acúmulo de água na tubulação, o que precipita a corrosão.

Vale lembrar que o motorista pode levar uma multa caso esteja circulando com o escapamento em mal estado, ou seja, soltando fumaça em excesso ou com alto grau de poluição sonora. Oriente o seu cliente!

Veja também: Gestão do estoque – como organizar da melhor forma!

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