Saiba quais são as diferenças dos discos de freio que existem no mercado

Quando um veículo freia em condições normais, a massa dele é transportada para o eixo dianteiro. Portanto, os automóveis costumam utilizar freios mais potentes na dianteira.

Em carros populares ou de pouca potência, os freios dianteiros são a disco e no eixo traseiro são a tambor. Essa escolha é feita por redução de custo na fabricação e a falta de necessidade.

Existem quatro tipos de discos de freio no mercado: o sólido, ventilado, perfurado e ranhurado. Veja quais são as diferenças entre eles!

Disco de Freio Sólido

Alguns carros mais populares utilizam esse tipo de disco de freio na dianteira, já que não possuem muita potência. Porém, normalmente, essa peça é mais barata e por isso, é utilizada na traseira. Isso porque, ele costuma esquentar mais, falhando em frenagens inesperadas, podendo ter desgaste precoce.

Disco de Freio Ventilado

Esse tipo é composto por dois discos sólidos espaçados com perfis em formato de hélices. Com o carro em movimento, essas hélices internas fazem a exaustão do disco, resfriando-o.

Disco de Freio Perfurado

O disco de freio perfurado ventilado é constituído por dois corpo, onde no meio estão localizadas as hélices que auxiliam a refrigeração. Além disso, os furos na face do disco auxiliam na expulsão de gases provenientes na frenagem. Porém, com a modernização das pastilhas não há tanta necessidade destes furos. No entanto, eles fazem o disco resfriar mais rápido, causando uma diferença de temperatura que podem causar trincas.

Disco de Freio Ranhurado

O disco de freio ranhurado é basicamente ventilado com ranhuras que tem a mesma função do disco perfurado. Porém, ele pode danificar a pastilha mais rápido e tem menos área de contato, sendo menos eficiente que o disco ventilado.

Por motivos estéticos, o disco com furos ou ranhurado são os melhores para esta funcionalidade e custo benefício. Já o disco ventilado é o mais indicado para garantir a melhor frenagem do veículo.

Acesse o KDaPeça e veja os diferentes modelos de disco de freio que temos em nosso portfólio!

Agora que você já conhece tudo sobre discos de freio, saiba mais sobre a mangueira de filtro de ar!

Link de acompanhamento: https://www.dpk.com.br/discos-de-freio/trackback/

2 Comentário(s):

  • Jackson
    fevereiro 18, 2021

    Disco de freio traseiro BMW 318 TI compac 1.9 97.
    Diâmetro 278. Altura 85.

    Responder

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *