Cada um dos filtros automotivos possuem um processo diferente para a troca. Veja o passo a passo de cada um deles!
Filtro de óleo

O filtro do óleo tem a finalidade de impedir a circulação de impurezas no motor. Ele deve ser substituído a cada troca do óleo lubrificante, realizada de acordo com manual de manutenção do veículo. O óleo sujo utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante causa borra no motor e pode até fundi-lo. Além disso, a não troca do filtro reduz a durabilidade do óleo novo no motor. Portanto, sempre que trocar o óleo, deve-se trocar também o filtro.

Passo a Passo

  • Tire a tampa de abastecimento do óleo e a vareta indicadora do nível do motor;
  • Esgote o óleo através do dreno do cárter, ainda com o motor aquecido;
  • Retire o filtro. Se possível manualmente ou com uma ferramenta projetada para a operação;
  • Limpe a área de vedação do bloco do motor com um pano limpo, evitando estopas para não deixar fiapos, que podem provocar vazamento e mau funcionamento do filtro;
  • Troque o anel de vedação do dreno do cárter;
  • Verifique se a junta de vedação do filtro está bem assentada em seu alojamento e unte-a levemente com óleo limpo do motor;
  • Rosqueie o filtro no cabeçote até a junta encostar-se à área de vedação do motor. Em seguida, aperte manualmente 3/4 a 1 volta, aproximadamente;
  • Encha o cárter do óleo até o nível indicado;
  • Dê a partida no motor e verifique se a lâmpada indicadora do painel se apaga em, no máximo, 10 segundos;
  • Após alguns minutos, verifique se há vazamento do óleo na região da vedação. Se houver, reaperte o necessário. Caso o vazamento persista, remova o filtro e verifique novamente a área de vedação e em seguida reinstale o filtro.

Dicas importantes

Qual a diferença entre MULTI-FILTROS e Filtros convencionais?

Os filtros MULTI-FILTROS possuem altura e diâmetro que permitem a montagem em praticamente todos os veículos. Além disso, possuem capacidade de filtragem até 50% superior aos produtos tradicionais fabricados para as montadoras.

O grande segredo do MULTI-FILTRO está em seu interior. Trata-se de uma tecnologia de papel exclusiva da marca MANN-FILTER. O novo MULTI-FILTRO é um produto robusto e moderno, que atende todas as rigorosas especificações técnicas das montadoras, reunindo o melhor dos componentes de cada filtro.

O MULTI-FILTRO destaca-se pela facilidade na hora da troca. Possui cinco versões com três diferentes tipos de roscas existentes no mercado (rosca ¾ polegadas, rosca 20 mm. e rosca 18 mm), sendo compatível com a maioria das montadoras.

Dicas antes de trocar o filtro de óleo

 Certifique-se que possui o filtro certo para realizar a troca, além disso, ter o óleo indicado para o modelo de veículo também é muito importante.

Sobre a aplicação do filtro do óleo

Aplicar sempre óleo, o mesmo que é usado normalmente na superfície da junta do filtro. Não usar nenhum outro tipo de produto como: vaselina, graxa etc. Não é necessário que o filtro esteja cheio de óleo, pois, existem carros que trabalham com o filtro deitado então não é possível encher o filtro do óleo sem que este vaze. Como o motor estava em funcionamento, existe um filme de óleo nas partes móveis protegendo assim a primeira partida após a troca.

Sobre o aperto do filtro – o que pode implicar o excesso de aperto do filtro de óleo?

A forma de rosquear o filtro pode gerar danos, pois, o excesso de aperto pode danificar a junta e isso poderá ocasionar o vazamento do óleo e dificuldade para remoção do filtro antigo na hora da troca, o que impactará diretamente no tempo da realização do serviço. Se este aperto for realizado com a chave extratora de filtro do óleo, pode causar danos na carcaça do filtro blindado e por consequência posterior vazamento.

Válvula anti-retorno qual sua função no filtro e por que é importante ter filtros de boa qualidade.

A válvula anti-retorno tem como função manter o filtro e as galerias cheias de óleo , mesmo com o motor desligado. Se o filtro possui válvula de baixa qualidade esta ação perde sua função, ou seja, na primeira partida do dia o motor não terá lubrificação necessária. Caso esta situação se repita dia após dia poderá ocasionar danos irreversíveis.

A válvula de segurança, irá atuar em situações de emergência. Exemplo: quando se anda com o óleo além do tempo de vida útil, esta válvula irá permitir a passagem do óleo sujo mesmo que o filtro esteja saturado evitando assim o dano no filtro e no motor do veículo.

Filtro Refil/cartucho existe para alguns modelos específicos de carros. Esta é uma tendência para os novos veículos onde temos apenas o meio filtrante e não a carcaça metálica e outras peças para compor o filtro. Este tipo de filtro é mais amigável ambientalmente, pois utilizam menos componentes e por consequência diminui impacto ambiental.

Em grandes centros urbanos, onde existem o congestionamento frequente de veículos, apesar de este veículo não estar rodando, ele está com o motor ligado e com o óleo circulando entre as galerias e por consequência disso ele aquece e se contamina antes do prazo estabelecido pelo fabricante. Por isso que é muito importante fazer as manutenções preventivas antecipadamente neste tipo de situação.

Aperto do dreno do cárter 

Toda a manutenção onde o dreno do cárter for desmontado, o anel de vedação deverá ser substituído por um novo, pois, caso contrário haverá necessidade de aperto maior do que o necessário para vedar e com isso ficará difícil de retira-lo, podendo até espanar o dreno ou quebrar o cárter.

Filtro do Combustível

Os filtros do combustível MANN-FILTER retém do combustível as partículas como ferrugem e resíduos do tanque, sendo utilizados em todos os motores de combustão, sejam eles movidos a gasolina ou álcool. Atendendo as especificações da montadora, eles protegem carburadores, bicos de injeção e agregados extremamente sensíveis do sistema de alimentação do combustível.

Passo a Passo:

  • Solte o engate rápido ou as abraçadeiras com uma chave adequada;
  • Solte o filtro do suporte da carroceria do veículo;
  • Retire o filtro já usado;
  • Verifique se as mangueiras estão em condições de uso;
  • Coloque somente o filtro indicado no suporte, fixando-o manualmente;
  • Aperte as abraçadeiras ou o engate rápido;
  • Dê partida no motor e verifique se há vazamento. Caso haja, reaperte-o;

Observação: em caso de engate rápido, soltar novamente, verificando sua junta de vedação.

Dicas importantes

Pressão/vazamento na hora da troca

O ideal é deixar para fazer a troca do filtro do combustível por último, pois desta maneira, não existirá mais pressão na linha de combustível evitando o vazamento.

Sempre utilizar chave adequada para a troca do filtro, pois sem ela você pode danificar o engate rápido.

Antes de trocar o filtro do combustível, verificar o sentido do fluxo antes de colocar o filtro novo, pois a inversão dos lados poderá inverter o processo correto de filtragem e com isso diminui a vida útil e poderá soltar o elemento interno de filtragem, havendo perda de potência.

Nunca realizar a troca deste filtro com lâmpada incandescente próximo do local de troca, pois isso pode causar incêndios, visto que se a lâmpada quebrar sobre o combustível isso pode causar acidente com grave com a pessoa que estiver realizando o serviço.

Filtro de Ar

O filtro do ar tem como função reter as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão, evitando desgaste excessivo nas partes móveis do motor como pistão, anéis, bielas, camisa etc. Um filtro muito sujo pode aumentar o consumo de combustível. Nos veículos diesel, o filtro sujo aumenta o nível de emissão de poluentes (fuligem negra) na atmosfera, prejudicando o meio ambiente.

Passo a Passo

  • Remova a tampa da carcaça do filtro, soltando os prendedores ou parafusos.
  • Retire o elemento filtrante já usado e limpe o interior da carcaça, principalmente a área de vedação onde o elemento vai se apoiar (evitar estopas e jatos de ar).
  • Coloque o novo elemento, seguindo rigorosamente as instruções do fabricante quanto à sua aplicação. Use sempre elementos de qualidade, que estarão contribuindo para o prolongamento da vida de seu motor.

Importante! Jamais os filtros do ar poderão ser limpos com ar comprimido ou sofrerem impacto, pois isto irá romper os poros do papel.

Dicas importantes:

Recuperar ou não recuperar o filtro do ar?

Tentar recuperar ou aumentar o tempo de vida útil do filtro do ar com jato de ar comprimido ou por meio de impactos podem provocar o rompimento do papel e/ou danos na estrutura do elemento filtrante, ou seja, o filtro perde suas funções.

Não colocar pano/estopa na entrada de ar limpo no motor para proteger este local. Isso porque ao fazer o processo de troca do filtro alguém pode ligar o veículo para fazer alguma manobra ou a pessoa pode esquecer o pano ao montar o sistema. Se houver necessidade de proteção, cobrir apenas no momento em que estiver efetuando a limpeza da carcaça do filtro, para que não entre nenhum tipo de impureza no motor.

Antes de trocar este filtro, verificar a posição da braçadeira, pois ao final do processo ela deverá ser montada na mesma posição inicial para que haja uma vedação perfeita.

Tempo de troca

Para veículos de passeio, a troca do filtro do ar deve ser realizada de acordo com recomendação do fabricante do veículo, ou no máximo após um ano de uso, para que o papel do filtro não perca suas propriedades de filtragem. Já no caso dos pesados, o período de troca é determinado pelo indicador de restrição do veículo, instalado próximo à saída de ar limpo da carcaça do filtro.

Filtro de Cabine

Estão presentes no ar grandes concentrações de fuligem, poeira e gases tóxicos emitidos pelos motores de caminhões, ônibus e automóveis, que são repassados ao interior do carro pelo ar-condicionado ou pelo sistema de ventilação. Com isso, pode afetar a saúde e o desempenho dos motoristas que diariamente enfrentam o trânsito em grandes centros urbanos. Além do aspecto da saúde do motorista, a MANN+HUMMEL recomenda a manutenção preventiva do filtro de cabine para proteger o sistema de ar-condicionado e evitar o acúmulo de partículas no vaporizador.

Passo a Passo

Seguir o manual do fabricante do filtro, pois cada carro tem uma particularidade de instalação.

Dicas importantes

Os produtos MANN-FILTER contém manual interno que facilita a aplicação. Cada modelo de veículo possui uma forma e local certo para aplicação. Verifique o código do produto correto e siga as instruções internas.

Verifique o encaixe do filtro, pois pode haver, em alguns casos, uma aba de vedação para ser encaixada numa armação plástica, como mostra as imagens de aplicação deste filtro.

André Gonçalves
Consultor Técnico MANN-FILTER

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