Na hora de lavar a moto é necessário tomar alguns cuidados e utilizar produtos corretos. Saiba mais!

Fazer a lavagem das motos de maneira correta não é difícil! Inclusive, é um ótimo momento para verificar o estado mecânico dela. Parafusos, suportes soltos, cabos e mangueiras desgastados são alguns dos exemplos.

Confira esse passo a passo e faça o procedimento de lavagem correto!

1- Lave na sombra

Expor a moto ao sol aumenta os riscos de manchas na pintura e defeitos no plástico caso a espuma do shampoo seque. Aliás, só molhe a moto se o motor estiver frio e utilize uma bucha macia e produtos específicos para lavagem de motos para tirar a sujeira.

2- De cima para baixo

O ideal é começar a lavar a moto pelas partes mais altas e laterais, para que a espuma escorra naturalmente. Comece esfregando carenagens, painel e lentes. Em seguida, vá para o banco e depois rabeta e área da placa. São nestes locais onde os resíduos costumam ficar.

3- Use jatos com moderação

Evite jogar água diretamente em chicotes e na parte elétrica/injeção. No caso de escapes com saídas para cima, a melhor solução é tapar o orifício com um pano. Caso use lavadora de alta pressão, regule a abertura do leque para perto de um metro.

4- Moto grande

Se a moto for grande, faça a lavagem por partes. Isso porque, é necessário evitar que a espuma fique por muito tempo em contato com a carenagem e acabe secando, gerando manchas.

5- Parte mecânica

Na parte mecânica, normalmente com graxa e sujeira mais grossa, o ideal é usar um pincel ou brocha com cerdas firmes. Se o shampoo não der conta dos resíduos, é recomendável adicionar um pouco de querosene para dissolver o resíduo.

6- Rodas

Se as rodas estiverem muito sujas, use palha de aço e shampoo com querosene. Gire cada roda para limpá-la por completo e aproveite também para esfregar os cubos e sistema de freio.

7- Balança e relação

Quer lavar a balança, corrente e coroa traseira? O aconselhável é realizar os procedimentos em separado e utilizar querosene ou desengraxante específico. Use pincel com querosene para retirar a graxa acumulada. Em seguida, lubrifique os dentes do pinhão.

8- Hora de secar

Seque todas as partes plásticas e lentes com um pano macio. Dê uma volta com a mota para garantir que o conjunto mecânico e os freios sequem. Isso porque, quando molhados, são menos eficientes do que o normal.

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