Com o isolamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus, as pessoas passaram a consumiram mais conteúdo do que nunca. As redes sociais se tornaram uma das principais fontes de informação, inclusive sobre a crise de saúde causada pela doença. De acordo com o estudo feito pela empresa Kantar, que é especialista em pesquisa de mercado, o uso de mídias como FacebookInstagram e WhatsApp cresceu 40%. Mas como divulgar no Instagram sua oficina mecânica e aproveitar este movimento social?

Utilizar as redes sociais com foco no seu negócio pode gerar mais empregos e, principalmente, potencializar a divulgação e atuação de diversos negócios. Uma vez que, as empresas encontraram nas redes sociais uma alternativa para continuar lucrando em um período financeiro tão complicado e instável para tanta gente.

Se a propaganda é a alma do negócio, como divulgar no Instagram e transformá-lo em uma ferramenta de venda? Esse artigo é especialmente para você, que gerencia uma oficina mecânica, e deseja aumentar a visibilidade da sua empresa, facilitando a atração de novos clientes. Acompanhe os próximos tópicos!

Afinal, o que é Instagram?

O Instagram é uma rede social, que faz parte do grupo Meta, ao lado de outras redes como o Facebook e o WhatsApp. Ela é essencialmente visual. Nela, seus usuários podem postar fotos e vídeos, sejam eles curtos, longos e até ao vivo. Através dessas publicações as pessoas interagem entre si, com curtidas, comentários, compartilhamentos etc.

Para acompanhar as postagens preferidas, os usuários seguem uns aos outros e podem até ativar as notificações quando apreciam o conteúdo. O número de seguidores é uma métrica importante e influencia na visibilidade dos perfis. Quando usada para fins comerciais, é bem-vinda a utilização de hastags, principalmente nas legendas das postagens, para segmentar o público e auxiliá-lo a encontrar seu negócio.

Qual é a origem dessa rede social?

A ideia partiu de um americano e um brasileiro: Kevin Systrom e Mike Krieger, respectivamente. Os engenheiros de software a criaram em 2010 e, no ano seguinte, ela já contava com mais de 1 milhão de usuários. O sucesso foi tão instantâneo que, em 2012, o Facebook comprou a rede por 1 bilhão de dólares. Hoje ela tem mais que isso de usuários.

O que dá para fazer nela?

No Instagram dá para fazer fotos com filtro e editá-las. É possível cortá-las, mudar sua direção, adicionar contraste, cor, brilho etc. O maior objetivo da plataforma é interação. O aplicativo permite curtir outras publicações, comentar, enviar mensagens, reagir e seguir perfils e postagens.

Falando em postagens, nelas dá para marcar outras pessoas, como amigos, familiares e até celebridades. Como já foi dito, também é possível segui-las e acompanhar seu conteúdo em primeira mão. Por fim, o aplicativo permite explorar milhares de publicações relacionadas ao gosto do usuário, enviar mensagens diretas para outras pessoas e exibir sua localização.

Em 2016, foi criado o Instagram for business ou Instagram para empresas, uma ferramenta voltada exclusivamente para empresas. Para se preparar para o novo passo, a companhia conversou com várias outras a fim de entender quais eram suas expectativas para a rede social. Foi após essas trocas que a ideia foi adiante e atualmente é uma grande aliada do marketing digital empresarial.

Por que devo investir nessa rede?

Instagram está entre as cinco redes sociais mais populares do mundo. Seu potencial para os negócios é indiscutível. Quando o assunto é marketing digital, ela também desponta como uma das favoritas, dada sua oportunidade de visibilidade, engajamento e impulsionamento de vendas. Sua empresa deve investir em canais onde seu público alvo está utilizando.

Uma vez que se classifica como perfil comercial, a empresa por trás do feed pode analisar seu público, segmentá-lo, desenvolver anúncios patrocinados e conteúdo direcionado para eles. Em outras palavras, representa uma chance e tanto para quem decide investir nela.

Aumentar o alcance de marca

A globalização e a tecnologia abriram as portas do mercado e eliminaram as fronteiras. Um negócio no interior de Minas Gerais consegue vender seus produtos para alguém que está no interior do Amazonas, com comunicação em tempo real. Essa possibilidade foi potencializada por redes sociais como o Instagram.

Só no Brasil são mais de 70 milhões de usuários na rede. Isso significa que, com a estratégia certa, seu negócio pode ser visto por milhares de pessoas. E algumas delas podem se tornar clientes fiéis. Um detalhe que aumenta de forma considerável esse alcance é trabalhar com influenciadores. Uma parte do trabalho dessas pessoas é facilitar a interação com as marcas, promovendo-as.

Entretanto, é preciso ser estratégico, inclusive, na escolha desses profissionais. A conexão com a marca e seu propósito é fundamental para que a parceria dê certo. Por isso, antes de entrar em contato, a equipe de marketing deve pesquisar sobre o engajamento do influencer, qual tipo de conteúdo ele costuma postar e com quais segmentos e parceiros ele costuma trabalhar.

Se o seu negócio é uma oficina mecânica, vale a pena buscar influenciadores que tenham seu próprio veículo e precisem, eventualmente, desse tipo de serviço. Dessa forma a interação e comunicação com os seguidores vai se dar de maneira mais fluida e espontânea, aumentando a credibilidade do conteúdo.

Conquistar promotores do negócio

Quando sua marca alcança mais gente, sua empresa ganha a oportunidade de cativar novos clientes. É preciso mostrar o que se tem de melhor: seu atendimento é diferenciado? Seu serviço é de primeira? Use suas principais características a seu favor, tornando-as sua marca registrada.

Os promotores do negócio são pessoas comuns que, ao conhecerem e gostarem do seu trabalho, fazem questão de promovê-lo. Essa função também pode ser praticada pelos influenciadores, com o devido pagamento, mas o marketing de indicação é igualmente valioso e, às vezes, possui ainda mais credibilidade.

Conquistar esses promotores leva tempo, e o Instagram pode ajudar, minimizando a distância entre sua empresa e os seguidores, interagindo com frequência e fornecendo um atendimento personalizado e rápido. A plataforma deve ser um espelho do que a sua companhia disponibiliza na loja física, tanto em contato quanto em produtos.

Melhorar a conversão de vendas

Não somente falando em como divulgar no Instagram, em uma de suas últimas atualizações, a rede passou a permitir a concretização da venda pelo próprio aplicativo. Isso é ótimo, porque amplia as possibilidades da rede, agregando mais funções que podem favorecer seu negócio e o cliente, que vai encontrar mais soluções em um único lugar, sem precisar sair de casa.

Mesmo que sua empresa não venda ou não deseje vender diretamente seus serviços por lá, não se pode negar que é um estímulo a mais para se aproximar dos clientes e aumentar a conversão de vendas. Por meio da nova atualização tornou-se possível destacar seu produto e direcionar a clientela para outro site, quando necessário.

Instagram também pode funcionar como uma vitrine complementar do seu negócio ou uma ponte para seu blog, onde trata exclusivamente com seu nicho e expõe sua autoridade no segmento.

Como funciona o Instagram for business?

Conforme informado anteriormente, a modalidade exclusiva para empresas foi criada para estreitar o relacionamento entre elas e a rede social, explorando novas possibilidades de contato com o cliente e conversão de vendas. Com sua implementação surgiram novos meios de fazer negócios e ferramentas úteis para tal. Uma delas é o acesso às métricas.

Métricas

Já dizia o físico William Thomson, “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. Faz sentido para você? O uso de indicadores, como o ROI do negócio, são um dos principais meios para se obter resultados. Porque, graças a eles, é possível identificar onde se está errando e como melhorar, assim como saber o que está funcionando e como aperfeiçoar.

Com os indicadores dessa rede, dá para conhecer quem lhe segue, identificar dados como impressão, alcance e engajamento das publicações, horário em que seus seguidores mais acessam a plataforma e muito mais. Essas informações são muito valiosas para ter postagens mais interativas e aumentar sua visibilidade com o público-alvo.

Anúncios

Com o Instagram o anunciante consegue alcançar diretamente quem ele deseja. Com uma boa análise de dados, dá para direcionar os anúncios para aqueles que mais tem potencial para se tornar um cliente, especificando características comportamentais e demográficas.

No Instagram ads o autor da postagem também deve especificar quanto tempo ela vai ficar “no ar”. Isso significa que essa ferramenta pode ser muito útil em períodos promocionais, quando é mais estratégico fechar novos negócios. Por exemplo: no ramo varejista, um desses períodos é a Black Friday, que acontece em novembro.

Instagram shopping

Se você usa o aplicativo, é provável que já tenha acessado algum perfil e se deparado com a opção “Ver loja” abaixo das informações principais ou o ícone de uma cesta de compras nas fotos do feed. Ao clicar nessa tag, o preço do produto da imagem é exibido imediatamente e a própria compra pode ser realizada por ali.

Esse recurso é valioso, porque economiza tempo de quem quer vender e quem quer comprar. Ao saber o valor do item, é natural que muitas pessoas desistam de comprá-lo. Da mesma forma, pode encorajar outras a seguir com a compra. Independentemente do tempo do gerenciador da página é economizado e ele pode destinar a outros passos da jornada de compra.

Para quem quer comprar também é importante, pois ela não perde tempo enviando uma mensagem privada questionando o valor tampouco comentando com a pergunta, ou ainda, direcionando a conversa para o WhatsApp, onde o atendimento costuma ser mais personalizado e, por isso, mais demorado, dependendo da estratégia do gestor.

Essa é uma matéria Frasle 🙂

 

Veja também: Entenda a importância da bandeja nos veículos 

Link de acompanhamento: https://www.dpk.com.br/como-utilizar-o-instagram-a-favor-do-seu-negocio/trackback/

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *