Antigamente, o sensor de ré era limitado para carros importados. Mas, hoje em dia, se tornou um acessório popular. Veja como instalar nos veículos.

Se alguém te perguntar se vale a pena instalar um sensor de ré para estacionamento no carro, faça a seguinte pergunta: você busca conforto, praticidade e segurança? Se a resposta for sim, então vale a pena!

O principal benefício desse componente é a segurança nas manobras. Ele auxilia na identificação de obstáculos, impedindo danos no veículo. Além disso, o sensor de ré também ajuda nos pontos cegos, ou seja, aqueles que são difíceis de visualizar somente com os retrovisores.

A vantagem é que o sensor dá para ser desinstalado quando necessário. E se não for preciso, ele valorizará o carro se for colocado para venda.

Como funciona?

O sensor de ré emite uma alta frequência sonora quando detecta um objeto próximo ao veículo. Normalmente, essa distância identificada é entre 2m e 30cm.

Como instalar?

Antes de começar a instalação, você deve medir o para-choque com uma fita adesiva para identificar onde serão fixados os pontos dos sensores. Entre um ponto e outro, deve haver um espaço de 40cm no máximo.

O próximo passo é realizar os furos no para-choque com a serra copo. Se ele for de ferro, é indicado borrifar água para evitar o desgaste da serra copo. Fique atento também ao tamanho dos furos. Se os sensores ficarem muito pressionados, podem acusar alarme falso e começar a emitir alertas sonoras.

Se for instalar o sensor de ré para estacionamento em uma pick up, é indicado revestir a central em um saco plástico. Isso evita que ela entre em contato com a água e cause interferência do sinal.

Agora, chegou a hora de fixar os pontos dos sensores. Você irá notar que normalmente os pontos vêm numerados de 1 a 4 e é nessa sequência que eles devem ser instalados. Siga a posição do lado do motorista para o passageiro, ou seja, da esquerda para direita. Desse modo, a alimentação do sensor de ré é ligada na central, seguindo a mesma ordem: do 1 ao 4.

Atenção! A central não pode ficar perto da fiação original do carro para não causar interferência no sinal. Em alguns casos, ela é colocada no porta-malas.

O display pode ser colocado sobre o retrovisor interno do veículo. Assim, fica mais fácil visualizá-lo.

Veja também: Controle de estabilidade – como funciona?

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