A Black Friday é uma das datas comerciais mais esperadas do ano. Na última sexta-feira de novembro, comerciantes do Brasil inteiro se preparam para oferecer preços especiais, aproveitando a data para alcançar melhores resultados e fidelizar mais clientes.

Nessa data, o setor automotivo também tem a oportunidade de gerar bons negócios e alcançar resultados. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para posicionar o seu centro automotivo da maneira mais adequada para a sua estratégia.

Confira as dicas da DPK para posicionar o seu centro automotivo e aproveitar as oportunidades:

Promoção? Só se for real!

Por ser uma data comercial, a maioria das marcas foca na questão de preço. No entanto, a definição das promoções deve ser feita com cuidado, pois a divulgação de promoções “falsas” pode gerar grande insatisfação. Por isso, analise bem a sua margem e só realize ofertas se for vantajoso para o seu negócio e, ao mesmo tempo, realmente atrativas para os clientes.

Planeje seu estoque!

Outro ponto importante na definição das ofertas é planejar com antecedência o estoque desses produtos. Para isso, estabeleça a meta de vendas esperada para ocasião. Lembre-se de estabelecer metas dentro da sua realidade e evitar erros como estoque insuficiente – deixando o seu cliente na mão – ou estoque sobrando – o que significa dinheiro parado na loja.

Só venda o necessário

Mesmo com ótimos ofertas, não significa que o cliente esteja realmente precisando de certos produtos ou serviços no momento que vai até a loja. A substituição de peças que não precisariam ser trocadas – prática de “empurrometria” – ainda é um fator que gera muita desconfiança entre os consumidores, além de ser extremamente negativo para o meio ambiente, gerando resíduos desnecessários.

Faça uma avaliação detalhada do veículo e ofereça somente os serviços e produtos que forem realmente necessários, evitando essa prática. Além de reduzir os impactos ambientais negativos, você transmite transparência e confiança para o cliente, mais um passo para fidelização!

Mas e se não tiver promoção?

Mais do que vendas, a Black Friday é uma oportunidade de levar os clientes a conhecerem melhor o seu trabalho e, assim, conquistá-los. Por isso, se você não pode investir promoção, pense nos principais diferenciais da sua loja que poderiam render diferentes ações!

Algumas ideias de ações e do que valorizar na sua loja:

  • Atendimento diferenciado e preparo da equipe;
  • Transparência no processo de revisão do veícul;o
  • Comodidade: como serviços de pré-agendamento e “Leva e Traz”;
  • Sorteio nas redes sociais;
  • Parcerias e convênios.

E ai, gostou nas nossas dicas? Que tal deixar suas ideias e sugestões dos comentários?

 

Veja também: Câmbio automotivo: automatizado, automático e CVT.

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