A Black Friday é uma das datas comerciais mais esperadas do ano. Na última sexta-feira de novembro, comerciantes do Brasil inteiro se preparam para oferecer preços especiais, aproveitando a data para alcançar melhores resultados e fidelizar mais clientes.
Nessa data, o setor automotivo também tem a oportunidade de gerar bons negócios e alcançar resultados. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para posicionar o seu centro automotivo da maneira mais adequada para a sua estratégia.
Confira as dicas da DPK para posicionar o seu centro automotivo e aproveitar as oportunidades:
Promoção? Só se for real!
Por ser uma data comercial, a maioria das marcas foca na questão de preço. No entanto, a definição das promoções deve ser feita com cuidado, pois a divulgação de promoções “falsas” pode gerar grande insatisfação. Por isso, analise bem a sua margem e só realize ofertas se for vantajoso para o seu negócio e, ao mesmo tempo, realmente atrativas para os clientes.
Planeje seu estoque!
Outro ponto importante na definição das ofertas é planejar com antecedência o estoque desses produtos. Para isso, estabeleça a meta de vendas esperada para ocasião. Lembre-se de estabelecer metas dentro da sua realidade e evitar erros como estoque insuficiente – deixando o seu cliente na mão – ou estoque sobrando – o que significa dinheiro parado na loja.
Só venda o necessário
Mesmo com ótimos ofertas, não significa que o cliente esteja realmente precisando de certos produtos ou serviços no momento que vai até a loja. A substituição de peças que não precisariam ser trocadas – prática de “empurrometria” – ainda é um fator que gera muita desconfiança entre os consumidores, além de ser extremamente negativo para o meio ambiente, gerando resíduos desnecessários.
Faça uma avaliação detalhada do veículo e ofereça somente os serviços e produtos que forem realmente necessários, evitando essa prática. Além de reduzir os impactos ambientais negativos, você transmite transparência e confiança para o cliente, mais um passo para fidelização!
Mas e se não tiver promoção?
Mais do que vendas, a Black Friday é uma oportunidade de levar os clientes a conhecerem melhor o seu trabalho e, assim, conquistá-los. Por isso, se você não pode investir promoção, pense nos principais diferenciais da sua loja que poderiam render diferentes ações!
Algumas ideias de ações e do que valorizar na sua loja:
- Atendimento diferenciado e preparo da equipe;
- Transparência no processo de revisão do veícul;o
- Comodidade: como serviços de pré-agendamento e “Leva e Traz”;
- Sorteio nas redes sociais;
- Parcerias e convênios.
E ai, gostou nas nossas dicas? Que tal deixar suas ideias e sugestões dos comentários?
Veja também: Câmbio automotivo: automatizado, automático e CVT.
Link de acompanhamento: https://www.dpk.com.br/black-friday-dicas-para-o-seu-negocio/trackback/