Saiba qual a função da bieleta e qual é a hora certa de fazer a troca da peça!

A bieleta é uma peça de grande importância para o correto funcionamento da suspensão. Ela permite que a barra estabilizadora seja conectada a torre da suspensão. dando estabilidade ao veículo em curvas. Além disso, também ajuda a absorver as vibrações do solo para que os motoristas tenham mais conforto.

Os principais sintomas de problemas nesse conjunto são barulhos na suspensão e instabilidade na direção. Sendo que os defeitos mais comuns são coifa rasgada, folga nas fixações e haste torta ou empenada.

Trocando as bieletas

A variedade das bieletas entre carros diferentes é muito grande. Existem bieletas de diversos tamanhos e formas. Além disso, ainda existem diferenças na fixação e no ângulo de encaixe, portanto, deve-se tomar muito cuidado ao fazer a substituição dessa peça.

É recomendado que seja feita uma revisão periódica dos componentes da suspensão para garantir total eficiência. Isso porque, quando constatado qualquer defeito, a substituição deverá ser realizada imediatamente.

Outro fator importante no momento da troca é utilizar ferramentas apropriadas para montagem da peça. Alguns profissionais usam da máquina pneumática, o que é contra indicado. Isso porque, é comum que o giro excessivo da ferramenta danifique a peça. Dependendo do dano causado, o produto pode até mesmo perder a garantia.

Para que a bieleta esteja em pleno funcionamento desde a aplicação do veículo, é importante que o reparador faça uma movimentação (para frente e para traz) dos pinos esféricos da peça. Essa manobra tira a tensão de montagem do componente e lubrifica os pinos esféricos, melhorando sua movimentação.

No KDaPeça, catálogo digital da DPK, você encontra bieletas das melhores marcas do mercado! Garanta segurança e conforto para os seus clientes, usando peças de qualidade!

Veja também: entenda a importância do coxim do amortecedor!

Link de acompanhamento: https://www.dpk.com.br/bieleta-fazer-troca/trackback/

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *