O bico injetor é fundamental no sistema de injeção eletrônica para economia e desempenho do veículo. Saiba tudo sobre esse componente!

Também chamado de válvula injetora de combustível, o bico injetor é responsável por pulverizar o combustível de maneira estequiométrica na câmara de combustão. Isso é feito através de pulsos elétricos comandados pelo módulo de injeção (ECU).

Quando o sistema de injeção começa a ter um mau funcionamento, a tendência é que seja um problema no bico injetor. Normalmente, ocorre o entupimento da peça, fazendo com que ele não pulverize corretamente o combustível. Assim, a compressão não fica eficiente, perde a potência e força o motor a gastar mais.

Mas como podemos evitar esse tipo de problema? Veja agora!

Filtro de combustível

Ele é o maior responsável por evitar que o bico injetor seja obstruído. Isso porque, como o próprio nome já fiz, a peça tem a função de filtrar o combustível e evitar que as impurezas passem para o bico injetor.

Fazendo a troca periódica do filtro de combustível, evita-se que impurezas passem e mantem o bico injetor limpo e protegido.

Validade do combustível

O combustível que utilizamos (álcool ou gasolina) possuem resíduos devido ao transporte e troca de armazenagem. Além disso, eles possuem data de validade.

Quando estão armazenados nas bombas e reservatórios, tem menos contato com o oxigênio e o calor faz a validade cair drasticamente. Em média, podemos dizer que o prazo é de dois meses. Depois desta data, ele se torna mais denso, sendo difícil de ser pulverizado. Assim, pode causar o entupimento parcial do bico injetor.

Dicas

Antes de mais nada, é essencial que o filtro de combustível seja substituído a cada 10 mil km. Evitando assim que a eficiência do filtro seja prejudicada.

Outra dica interessante é para veículos que não são utilizados com muita frequência. Para eles, utilize combustível aditivado, pois, ele tem maior validade que o comum. Além disso, previne que “gomas” de combustível se formem no veículo, diminuindo as chances de ocorrer obstrução do bico injetor.

Trocar ou limpar?

Limpeza do bico injetor é um assunto muito polêmico entre os profissionais do setor. A peça é “autolimpante” e não precisa passar pelo processo. Mas, como é impossível controlar a qualidade do combustível, o motorista corre o risco de abastecer com álcool ou gasolina que contém misturas perigosas. E são esses resíduos que “sujam” o bico injetor e vem a dúvida: limpar ou não?

Especialistas afirmam que o próprio combustível faz a limpeza da parte interna do bico injetor e portanto, não há necessidade de limpa-lo. Mas, quando falamos de bico injetor sujo, entendemos que a sujeira não se acumula dentro, mas fora dela.

O uso decorrente de combustível ruim pode causar problemas na carbonização, tampando os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível. O acúmulo desses resíduos provoca falhas na aceleração do motor. Desse modo, quando isso passa a acontecer, a limpeza do bico injetor se torna necessária.

Por isso, a importância de utilizar combustível de qualidade deve ser passada para o proprietário do veículo!

Agora que você já sabe tudo sobre bico injetor, veja quais são os tipos de filtros automotivos!

Ah! E não se esqueça de consultar o KDaPeça na hora de fazer o seu pedido. No catálogo digital você encontra a aplicação, descrição e fotos de todas as peças!

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9 Comentário(s):

  • Luciano
    setembro 02, 2019

    Meu carro está com bico queimado

    Responder
    • Joao
      fevereiro 14, 2020

      Meu carro começou sair fumaça branca um cheiro forte de gasolina

      Responder
  • marcelo silva
    dezembro 20, 2019

    boa tarde, tenho uma courier 1.6 gasolina , zetec rocan. como faço para indentificar o modelo do bico pra ela, e pela cor do conector ou por onde tenho a certeza da peça certa?

    Responder
  • Gabriel
    janeiro 07, 2020

    Quando o bico injetor manda mais do que o necessário,a troca?

    Responder
  • Gabriel
    janeiro 07, 2020

    * manda mais gasolina do que o IDeal é necessário a troca ? Ou trocando o filtro resolve o problema

    Responder
  • Ivan
    janeiro 14, 2020

    Tem uma Palio weekend motor 1.5 argentino qual o bico injetor certo dela é o de um furo ou de quatro furos

    Responder
  • Ivan
    janeiro 14, 2020

    Se os dois servem o de um fura mais econômico de 4

    Responder
  • Ivan
    janeiro 14, 2020

    Por que a Palio weekend tem bicos de quatro furos e de um furo

    Responder
  • Leandro
    fevereiro 16, 2020

    Os bicos do palio weekend 1.6 16v gasolina 98 originais são IWP001, eles podem ser substituídos pelos iwp065???? Ou por outro modelo???

    Responder

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