O que é novo para alguns já é realidade para outros. O mercado B2B demonstra que não mede esforços para se readequar e atender as necessidades de seus clientes.

O crescimento do mercado digital deixa cada vez mais evidente que a globalização permite que os segmentos se adaptem e reestruturem buscando novos meios de acompanhar o desenvolvimento e acontecimentos, de forma que a maioria se inclua em um novo formato comercial.

Com certeza a ascensão digital, marcada pela mudança de paradigmas, nos traz algumas premissas claras de entendimento. É necessário posicionar-se e readequar-se as mudanças que venham ocorrer no mundo moderno. Foi-se a época em que isto era meramente exclusivo de grandes e médias empresas.

Nessa expansão, as pessoas vêm se acostumando com as funcionalidades oferecidas pelas ferramentas digitais no momento de realizar a venda ou compra de algum produto. No mercado B2B (empresa para empresa), os mesmos recursos são válidos, e as empresas que se readéquam a essa necessidade estão à frente no mercado.

Assim como ocorre com pessoas físicas, as jurídicas exigem uma ferramenta de busca eficiente, de interface amigável e fácil de usar. Com informações sobre os produtos e clareza nos dados, preços e estoque.

Os proprietários e gestores dos varejos de autopeças já contam com uma ferramenta que oferece no ambiente B2B os mesmos recursos que eles encontram no momento em que adquirem produtos para sua casa, uso pessoal ou lazer. A DPK oferece hoje a mais completa solução digital para as lojas de componentes automotivos. O KDaPEÇA é uma ferramenta simples e intuitiva de informações automotivas desenvolvida para atender à necessidade de busca pela peça certa.

Buscando entender o que a empresa está fazendo para se estabelecer no mercado nesta nova realidade, Alexandre Feletti, gerente de operações da DPK, conta que essa veia digital está presente na empresa desde que ela nasceu, sendo em muitos momentos, pioneira no quesito.

Confira a entrevista completa!

1. Vocês já se preparavam antes para se inserir nesse mercado digitalizado?

Como exemplos, em 1994 nós fomos uma das primeiras empresas a implantar o código de barras em nossos produtos. já em 2000 nasceu a DPK net que foi um sistema de compras pela internet. Assim foi desenvolvida uma linha de catálogo com aplicação e descrição de produtos.  A preocupação com a inserção nesse meio digital acontece desde os primórdios, quando a internet começou a ser disseminada para uso popular.

2. Perante essa transformação digital, o que a DPK e o KDaPeça tem feito para se inserir neste meio?

Desde sua origem a DPK entende que a internet não seria passageira. A partir disso estivemos sempre a frente de todas as principais mudanças tecnológicas presentes no mercado. Agora, com o afloramento dessa situação, nós estamos demandando de todas as nossas forças para implementar e aprimorar ainda mais todas nossas ferramentas presentes no online. Dessa forma conseguimos nos aproximar ainda mais do nosso público, seja em treinamentos, lives, conteúdos diários e aperfeiçoamento do KDaPeça.

3. Qual é o principal objetivo da ferramenta?

Buscamos entender sempre as reais necessidades dos nossos clientes, a partir disso traçamos nosso desafio de como trazer uma solução eficiente com assertividade. O KDaPeça nasce a partir da necessidade do mercado em ter uma ferramenta que auxilia o nosso cliente no cotidiano e ainda traz inúmeros benefícios, como, 2ª via de boletos, cadastro de margem de lucro, orçamento personalizado, busca rápida, entre outros.

4. Para a DPK, por que comprar e vender online hoje é tão importante?

Hoje entendemos que nossos clientes (varejistas e aplicadores) devem gastar sua energia em seus clientes, que são os consumidores finais. Então nos promovemos toda a facilidade de busca rápida, descrição da peça, aplicação, preço de compra e venda, tudo isso pra que exista praticidade no momento de escolher a peça certa. Tudo isso em alguns cliques e sem sair de casa.

5. Como a DPK se aproxima dos seus clientes?

Como exemplo, no início da pandemia observamos que possivelmente entraríamos em uma crise econômica. A partir disso entendemos que nosso cliente teria necessidade de uma negociação mais assertiva, então digitalizamos toda essa parte de negociação com o intuito de facilitar esse contato.

 

Você já sabia de todas essas curiosidades da DPK? Conta pra gente nos comentários! 🙂

 

Veja também: DPKonecta, o evento online do aftermarket.

 

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