O seu negócio depende imprescindivelmente do trabalho e dedição da sua equipe. Quando os colaboradores estão engajados e motivados a entender as reais necessidades dos clientes e focar na resolução de problemas tudo pode mudar. Quando isso acontece a produtividade da equipe em geral cresce, ideias para melhorias de processos podem surgir de diálogos, a qualidade do serviço prestado aumenta e até pode existir uma redução de custos operacionais.

Ok! Mas como fazer isso? Confira as principais dicas que podem melhorar o seu relacionamento com a sua equipe.

Feedback

É necessário entender a visão dos seus funcionários sobre o negócio, afinal são eles que lidam com os equipamentos e clientes no dia a dia. Tudo funciona bem? Quais são os pontos de melhoria? Existe alguma dúvida? Cabe ao líder promover esse diálogo.

Não existe periodicidade exata para que isso aconteça mas não deve ser uma ação pontual. Estimule esse tipo debate, seja indiviualmente ou em equipe. Faça uma vez ao mês e perceba quantas ideias podem surgir dessas conversas.

Planejamento e metas

Defina um planejamento mensal e metas alcançavéis. Como exemplo, ao estimular uma meta de carros atendidos por semana ou mês, baseie-se nos número dos meses passados, assim, as metas estarão condizentes com a realidade do seu negócio.

Ao definir um planejamento que não consiste em números reais, a sua equipe pode não alcançar a meta e se sentir incapaz de realizar a tarefa, o que pode acabar desistimulando os colaboradores.

Quando a meta for alcaçanda, junto a equipe defina recompensas palpáveis, como uma folga, um feriado prolongado e até mesmo uma bonificação. O importante é sempre ouvir o que o funcionário tem a dizer e direcionar para a realidade da empresa para entenderem juntos o que pode ser feito

Dica: Já venha com algumas metas do planejamento estipuladas mas envolva todos os colaboradores no momento do planejamento. Dessa forma, você os engaja fazendo com que se sintam parte do processo e não que apenas recebem direcionamentos.

Capacitação

Estimule os colaboradores a estarem sempre em busca de capacitação. O mercado está sempre se desenvolvendo e aprimorando, então é necessário estar antenado nas técnicas de montagem, nas alterações de peças, nos lançamentos e em tudo o que mundo automotivo tem de mais atual.

Existem inúmeros cursos, palestras e treinamentos gratuitos e onlines disponíveis nas mais diversas plataformas, como exemplo o Maxxi Trainning, que todos os meses tem um calendário especial com os fabricantes mais renomados do mercado, com temáticas que abrangem: Atualização Técnica, Gestão e Liderança e Comercial e Atendimento.

Separe um dia do mês para coletar todos os treinamentos que irão ocorrer no mês e envie para os seus funcionários. Dessa forma você irá demonstrar que está interessado no desenvolvimento do colaborador e ainda irá transformar isso em um diferencial competitivo pois irá aprimorar as suas habilidades.

Estimule

Dê atenção individual para cada colaborador. Seja sincero, pergunte sobre o ambiente de trabalho, sobre possíveis dores, melhorias, entenda o perfil de cada um deles. Certifique-se de que nenhum deles sinta falta de reconhecimento.

Elogios são ótimos quando o rendimento é acima da média. Caso a produtividade esteja baixa, chame-o para conversar em particular. Tente entender o que está acontecendo e mostrar alternativas. Assim, você irá estimulá-lo a vencer as suas próprias barreiras.

União da equipe

Além de estimular o seu relacionamento com o colaborador, é necessário que você estimule o da equipe em geral também. Promova pequenas confraternizações, como exemplo, datas comemorativas. Seja aniversário da oficina ou aniversário de cada colaborador. Estimule esses momentos de descontração para que assim todos possam relaxar e se conhecer melhor.

Outra dica é estimular um encontro em dias de folga, como um churrasco ou jogo de futebol, o que acha?

 

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Nos vemos na próxima matéria!

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