O fluido de freio é um dos componentes mais importantes do sistema de freio do carro, por isso é muito importante se atentar para alguns detalhes que podem impactar na segurança e no seu bolso. Veja como você mesmo pode fazer a verificação deste item.
Quando devo verificar o fluido de freio?
Todo item de segurança precisa ser verificado com uma certa frequência, com o fluido de freio não é diferente!
A nossa recomendação é que esse componente deve ser verificado uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros e substituído toda vez que for realizado uma manutenção corretiva nos freios.
Fique atento!
As vezes é necessário dar uma olhadinha no reservatório do fluido e ficar atento com a luz indicadora no painel do carro, pois o fluido de freio, ao contrário de outros líquidos do veículo, não diminui com o uso, devido ao sistema de freio do carro ser fechado (estanque).
Observe se há luz indicadora do painel (geralmente a mesma que acende quando você aciona o freio de mão), está devidamente apagada quando o veículo está em movimento. Se esta luz começar a piscar ou acender ocasionalmente é sinal de fluido com nível baixo.
Atenção: NUNCA complete esse reservatório, pois se não o sensor não irá mostrar no painel quando a condição estiver crítica.
Passo a passo para verificar o fluido
Para verificar o fluido de freio é um processo simples, aproveite que você vai abrir o capô do carro a cada 15 dias para outras verificações conforme orientamos em outros vídeos e dê uma olhada no fluido de freio.
Há uma indicação de mínimo e máximo que deve ser respeitada. Qualquer baixa do nível de fluido deve ser entendida como sinal de alerta!
Se quiser saber mais, assista ao vídeo do CTTI e aprenda tudo sobre este importante componente do carro:
Veja também: Cuidados na hora de vender e comprar autopeça na sua loja!
Link de acompanhamento: https://www.dpk.com.br/230078-2-fluido-de-freio/trackback/